[firebase-br] Gerenciamento de usuários no FB 3.0 e 4.0

GutembergAdv gutembergadv em gmail.com
Domingo Dezembro 5 12:53:10 -03 2021

Mais uma observação de que tomei conhecimento.
8 Gerenciamento de usuários
  - Há tratamentos distintos entre FB3 e FB4, conforme a documentação
    - No FB30
 - Usuário diferente do SYSDBA com atribuição de Role RDB#ADMIN PODE
GERENCIAR USUÁRIOS
- No FB4
 - Usuário diferente do SYSDBA e só com Role RDB#ADMIN NÃO PODE gerenciar
usuários
 - Para que um usuário diferente do SYSDBA possa gerenciar usuários é
preciso:

   1. Criar uma Role MANAGE_USERS e atribuir-lhe privilérios de sistema
       create role MANAGE_USERS
set system privileges to USER_MANAGEMENT;

2. Atribuir esta role a este usuário, podendo ter 2 formas e comportamentos
distintos:

  2.1. Atribuindo esta role como default, permitindo o gerenciamento
automático ao usuário
       grant default MANAGE_USERS to user ALEX;

  2.2. Atribuindo esta role como uma role normal, permitindo o
gerenciamento apenas quando a role é explicitamente especificada no LOGIN
ou usando SET ROLE.
grant MANAGE_USERS to user ALEX;