[firebase-br] Dica de Performance

Quinta Outubro 29 11:52:28 -03 2020

Quando houver a lentidão envia uma estatistica do banco (gstat) para termos
uma idéia.
Empresas que compartilham a area de trabalho remota e põe a disposição de
seus colaboradores um desktop com tudo que precisam como word, excel,... e
até autocad costumam dar merda. Sendo especifico para seu problema essas
areás de trabalho concorrem CPU e Disco com o serviço de banco de dados. Se
não for possivel usar um computador diferente para host com o Firebird,
acrescente um SSD e use-o com exclusividade para armazenar os arquivos de
banco de dados.

Uma sugestão, tenho experiência com terminal services e não é muito bom e
saudável compartilhar a area de trabalho porque o usuário faz caquinha
contamina recursos locais com recursos remotos que ficam tangiveis a
parafernária que ele tiver instalado, por exemplo, há ransomware que é
capaz de alcançar o servidor por meio dos compartilhamentos de discos
locais e a sessão remota. Então tem que ficar configurando-o(policies) para
restringir o maximo possivel para que a sessão remota não sofra influencia.
É mais simples ao invés de ficar gerenciando policies, usar remoteapps que
vem incluido no terrminal que simula os apps para parecerem que estão
instalados no desktop do colaborador, mas é apenas um atalho para uma
sessão remota do app no terminal. Nesse modelo voce deixa o colaborador
restrito ao que realmente precisa (Excel, Word, ERP,...) e melhora a
segurança e o consumo de recursos(RAM, CPU e Disco). Um calculo por cima,
16GB de RAM não seguraria >15 conexões compartilhando a area de trabalho
ainda mais se eles forem usar navegadores, mas talvez fosse suficiente para
remoteapps e disponibilizar o office e erp da empresa.

[]´s

Em qua., 7 de out. de 2020 às 17:43, rodrigo via lista <
lista em firebase.com.br> escreveu:

> Boa tarde a todos,
>
> Utilizo Firebird 3.0 e Superserver.
>
> Montamos um servidor com acesso remoto por Area de Trabalho remota onde é
> conectado em torno de 50 usuarios.
>
> Em muitos casos é relatado lentidão.
>
> Quando verifico o uso de memoria do firebird está em torno de 3 gb.
>
> O servidor é um IBM 3200x quadcore com 16 de memoria com Windows Server
> 2016
>
> O que posso fazer pra estar melhorando a velocidade?
>
> Grato
>

> --
> Este email foi escaneado pelo Avast antivírus.
> [...]

A Vidy possui um Sistema de Gestão da Qualidade estruturado e com
Certificação ISO 9001 há mais de 10 anos, mantendo seu foco na Qualidade e
na Melhoria Continua.

Em março de2018 migramos com sucesso para a nova versão da ISO 9001.

Somos a única Empresa Brasileira de Engenharia de Laboratórios com
certificação com o Escopo Completo; desde Projetos, Engenharia, Construção,
Fabricação e Instalação de Laboratórios.