[firebase-br] Replace com Regex é possível?

Reinaldo diasmartins em gmail.com
Sexta Outubro 9 09:37:12 -03 2020

Olá,

Hoje o Firebird (2.0.9) é possivel usar um Replace dentro do UPDATE e
usando uma expressão regular no WHERE e fazer algo assim sem problemas:

UPDATE

    MINHA_TABELA

SET MEU_CAMPO = REPLACE(MEU_CAMPO, 'TROCAR', 'LOCALIZAR')

WHERE

   MINHA_CONDICAO SIMILAR TO ‘EXPRESSÃO REGULAR’

Porém, gostaria de ao invés de colocar algo fixo no "LOCALIZAR", colocar
uma Expressão Regular, algo como:

UPDATE

   MINHA_TABELA

SET MEU_CAMPO = REPLACE(MEU_CAMPO, 'TROCAR', '[a-zA-Z0-9'])

WHERE

   MINHA_CONDICAO SIMILAR TO ‘EXPRESSÃO REGULAR’

Existe Alguma Maneira de Fazer isso no Firebird 2.5

A principio poderia fazer vários Updates numa procedure trocando o
argumento busca como ‘a’, depois  ‘b’, ’c’... etc., mas queria encontrar
uma maneira mas prática.

Alguma sugestão?

Reinaldo