[firebase-br] CONTROLE DE USUÁRIOS

Gustavo Novaes gutonovaes19 em gmail.com
Seg Maio 11 09:16:21 -03 2020

Bom dia,
Como já mencionei , estou migrando uma aplicação BDE para IBO com Firebird.
Nesse final de semana recebi o livro que comprei Firebird 2 (Cantu).
Entendi o conceito de privilégios aos usuário do banco.
Na minha aplicação fazia o controle atráves de uma tabela do sistema.
Senhas ficavam nela, criptografadas.
Terei, então, que fazer:
- associar um registro dessa minha tabela à um ROLE to BD? Ou criar os
usuários diretamente no BD?

Vi em algumas aplicações, que são criadas VIEWS para que terceiros possam
fazer consultas ao banco de dados sem ter acesso ao modelo todo, procede?
Também tratarei isso com ROLES?

Existe algum material (texto) com ponderações a respeito de melhores
práticas quanto ao controle de usuários?

Grato, abraços.

*Gustavo Novaes *