[firebase-br] RES: RES: FB 3 usuário local não conecta no IBExpert

hpensador em gmail.com hpensador em gmail.com
Seg Maio 4 15:03:32 -03 2020

Já testei usando ela e nada, mesmo erro.

C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0\WOW64\fbclient.dll

-----Mensagem original-----
De: lista <lista-bounces em firebase.com.br> Em nome de Carlos H. Cantu
Enviada em: segunda-feira, 4 de maio de 2020 14:37
Para: 'FireBase' <lista em firebase.com.br>
Assunto: Re: [firebase-br] RES: FB 3 usuário local não conecta no IBExpert

A da pasta WOW64 é 32bits.

[]s
Carlos H. Cantu

hgc> Boa tarde Carlos!

hgc> Então, o FB que instalei é o de 64 bits - na pasta de instalação em
hgc> C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0 - temos uma fdClient.dll e
hgc> também em C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0\WOW64 - não sei se
hgc> estou errado, mais neste caso, ambas são para 64 bits. Sendo assim
hgc> o que devo fazer - estou usando o FB 64 bits e desenvolvendo uma
aplicação nesta mesma arquitetura.

hgc> -----Mensagem original-----
hgc> De: lista <lista-bounces em firebase.com.br> Em nome de Carlos H.
hgc> Cantu Enviada em: segunda-feira, 4 de maio de 2020 13:37
hgc> Para: FireBase <lista em firebase.com.br>
hgc> Assunto: Re: [firebase-br] FB 3 usuário local não conecta no
hgc> IBExpert

hgc> Provavelmente o IBExpert está usando uma fbclient que não é do
hgc> Firebird 3, ou então não é 32bits.

hgc> []s
hgc> Carlos H. Cantu
hgc> eBook Guia de Migração para o FB 3 -
hgc> www.firebase.com.br/guiafb3.php www.FireBase.com.br -
hgc> www.firebirdnews.org - blog.firebase.com.br

hgc>> Bom dia Colegas!

hgc>>

hgc>> Estou tentando implementar a utilização de usuários locais no
hgc>> Firebird 3 e mesmo seguindo as orientações contida no manual de
hgc>> migração do Carlos Cantu, tenho sempre esbarado com alguns
hgc>> problemas e
hgc> nunca consigo fazer funcionar.

hgc>> Seguindo as orientações.... fiz:

hgc>> 1 - Instalei o Firebird 3 (x64) – durante o processo de instalação
hgc>> não informei nenhuma senha;

hgc>> 2 – Conectei ao ISQL utilizando conexão embarcada;
hgc>> 3 – Criei uma nova base de dados;

hgc>> 4 – Alterei o databases.conf, onde criei um alias para a base de
hgc>> dados criada anteriormente e defini a mesma como sendo a base de
hgc>> segurança (usuário local);
hgc>> 5 – Criei um novo usuário, ainda com a conexão embarcada ( create
hgc>> user HELIO password ‘xxxxxxx; commit; );
hgc>> 6 – Conectei a está base via ISQL utilizando o usuário criado
hgc>> anteriormente;
hgc>> 7 – Listei os usuários existente na mesma (é listado apenas o
hgc>> usuário que
hgc>> criei) – vide abaixo;

hgc>>

hgc>> PS C:\Arquivos de Programas\firebird\Firebird_3_0> .\isql -user
hgc>> sysdba Use CONNECT or CREATE DATABASE to specify a database

SQL>>> connect 'D:\Helio Sistemas\SysOS\Dados\DBOS.FDB' user HELIO
SQL>>> password
hgc>> 'xxxxxxx';

hgc>> Database: 'D:\Helio Sistemas\SysOS\Dados\DBOS.FDB', User: HELIO

SQL>>> select * from sec$users;

hgc>>

hgc>> SEC$USER_NAME                   SEC$FIRST_NAME
hgc>> SEC$MIDDLE_NAME                  SEC$LAST_NAME
hgc> SEC$ACTIVE
hgc>> SEC$ADMIN   SEC$DESCRIPTION SEC$PLUGIN

hgc>> =============================== ================================
hgc>> ================================ ================================
hgc>> ========== ========= =================
hgc>> ===============================

hgc>> HELIO                           <null>
<null>
<null>
hgc> Srp

hgc>>

hgc>> Porém quando tento me conectar no IBExpert utilizando este usuário
hgc>> ocorre o seguinte erro:

hgc>>

hgc>> Attempting to connect to:

hgc>> 127.0.0.1/3050:D:\Helio Sistemas\SysOS\Dados\DBOS.FDB...

hgc>> Connection failed!

hgc>> ------------------------------------

hgc>> Unsuccessful execution caused by a system error that precludes
hgc>> successful execution of subsequent statements.

hgc>> Unable to complete network request to host "127.0.0.1".

hgc>> Failed to establish a connection.

hgc>> Attempting to connect to services manager:

hgc>> 127.0.0.1/3050:service_mgr... Failed!

[...]

hgc>> Abro o pront e dou um ping em 127.0.0.1 – resposta sem perda.
hgc>> Porta 3050 – liberada.

hgc>>

hgc>> Não sei mais o que fazer...

hgc>>

hgc>> [ ]’s,

hgc>> Hélio Oliveira

hgc>>

hgc>> FireBase-BR (www.firebase.com.br) - Hospedado em
hgc>> www.locador.com.br Para saber como gerenciar/excluir seu cadastro na
lista, use:
hgc>> http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1107
hgc>> Para consultar mensagens antigas:
hgc>> http://www.firebase.com.br/pesquisa_lista.html

hgc> FireBase-BR (www.firebase.com.br) - Hospedado em www.locador.com.br
hgc> Para saber como gerenciar/excluir seu cadastro na lista, use: