[firebase-br] IBOBJECTS - como obter ajuda

Andrei Luís compuvale.software em gmail.com
Ter Mar 31 09:32:55 -03 2020

Bom dia Gustavo,

Sim, pode enviar suas dúvidas aqui na Firebase. Outra ótima fonte de ajuda
é a lista oficial do IBO: ibobjects em yahoogroups.com

A primeira dica que posso lhe dar é estudar um pouco de SQL, isso que você
quer fazer pode ser feito facilmente adicionando "Order by sua_coluna desc"
no seu select.

Quanto as opções de ordenamento no próprio IBO, veja esse print:
http://prntscr.com/rq4nxr

Explicando:
Ao editar uma query, na aba SQL -> Ordering, clique no botão Create.
Aparecerá a janela Set ordering itens e exibirá os campos da sua query.
Clique nos campos que você quer ordenação e clique no OK. O IBO preenche os
campos/propriedades OrderingItems e OrderingLinks
O campo/propriedade OrderingItemNo, ela define por qual campo a query será
ordenada. No caso do print tenho 6 campos definidos nas propriedades que
mencionei antes, e aqui em OrderingItemNo é que se define por qual dos
campos quero ordenar, neste caso de 1 a 6. Colocando valores negativos de
-1 a -6, a ordenação será decrescente.

Uma grande vantagem de se usar essa ordenação do IBO, é que quando estiver
utilizando um IB_Grid que esteja ligado a uma query com essa ordenação,
poderá alterar a ordenação simplesmente clicando no cabeçalho de cada
coluna. Veja nesse print http://prntscr.com/rq4v31  os símbolos ao lado das
colunas Data Meta, Data Prazo, Cliente, Procedimento, Etapa e Tipo Prazo.
Esses são os mesmos campos que aparecem no print anterior, e são as opções
de ordenação que tenho nesse grid. Um click no cabeçalho ordena pelo campo,
outro click no mesmo campo ordena de forma decrescente.

[]s
Andrei