[firebase-br] ConnectionTimeout

Andrei Luís compuvale.software em gmail.com
Ter Mar 10 15:59:22 -03 2020

Olá Gladiston,

Acredito que você esteja certo quanto a questão ser na procura do host.
Estou testando em meu computador no seguinte cenário:

- Máquina física é o sevidor
- Virtualbox é minha máquina de de desenvovlimento. Nesse caso é a máquina
cliente.

Porta 3050 liberada no firewall do servidor. Não tem nenhuma praga bancária
ou de outro tipo nas máquinas.

Dentro da máquina virtual, acesso o servidor através do IP 10.0.2.2,
caminho do banco por exemplo d:\banco.fdb.

- Se passo a string de conexão com tudo certo, a conexão é instantânea.
- Se passo a string de conexão com o IP do servidor correto, mas com o
caminho do BD errado, a msg de erro de que não conectou ao BD é instantânea
também.
- Mas se passo um IP errado, aí é que demora bastante para retornar erro.

Postei também no grupo Firebird-support, e a resposta lá foi parecida, é
uma questão do sistema operacional e a demora não se dá pelo IBO nem pelo
Firebird.

[]s
Andrei