[firebase-br] ConnectionTimeout

Andrei Luís compuvale.software em gmail.com
Ter Mar 10 10:18:41 -03 2020

Bom dia,

Utilizo Firebird 2.5 e IBO.

Dentro dos meus sistemas tenho a seguinte rotina para configuração e
conexão do banco de dados:

dm.cnSistema.server := ini.ReadString('Banco', 'Server','');
dm.cnSistema.path := ini.ReadString('Banco', 'Caminho','');
dm.cnSistema.Password := Decodificar(ini.ReadString('Banco', 'pw',''));
dm.cnSistema.Protocol := cpTCP_IP;
try
   dm.cnSistema.Connect;
except
   Application.CreateForm(TfConfigConexao, fConfigConexao);
   fConfigConexao.ShowModal;
   if not dm.cnSistema.Connected then
      begin
         MensagemError('Erro ao conectar-se ao banco de dados');
         Application.Terminate;
      end;
End;

cnSistema é um TIB_Connection.

Meu "problema" é que se existir algum problema para conectar no banco (FB
não está instalado / falta da FBClient / caminho inválido / ...), demora
muito para cair no except. Perguntei no grupo do IBO e o Jason respondeu
que isso não é configurável no IBO e sim no Firebird.
Pesquisando, achei a config ConnectionTimeout no firebird.conf, que por
padrão é de 180 segundos, alterei para 5 segundos, parei e iniciei o
serviço do Firebird, mas não aceitou essa configuração.

Tem mais algo que precisa ser configurado para diminuir o timeout da
conexão?

[]s
Andrei