[firebase-br] Atualização Banco Firabird "a quente"

Seg Mar 2 11:38:39 -03 2020

Matias,

Comandos como alter/drop para qq objeto são instantâneos, não há tempo de
espera.
A recomendação de acesso exclusivo é porque os programas em uso poderão
segurar uma modificação até que o objeto *em uso* esteja liberado.
O conceito de atomicidade do banco de dados garantem que as coisas devam
ser feitas dum jeito que as vezes as pessoas não estão acostumadas, melhor
se sujeitar a elas do que brigar com "o sistema", a rebeldia nessa situação
poderá ser desastrosa.

Converter dados, por outro lado, significa que deram barbeirada e estão
tentando corrigir, normal, isso acontece e nem sempre temos uma informação
correta desde o inicio ou elas mudam depois... nesse caso é quantidade de
dados envolvido que lhe causará demora.
Numa galaxia muito muito distante, havia  uma princesa chamada sybase, mais
tarde ela se casou com um plebeu chamado Microsoft  e deu a luz um filho
chamado MSSQL, igual aos da sua geração era cheio de limitações comparado
as gerações atuais, converter dados por exemplo, não tinha atalhos e era um
saco, mas funcionava e nunca nenhum sistema parou por causa de conversão,
você cria um campo novo, transfere a informação antiga (já modificada) para
o novo campo e depois renomeava trocando o nomes de lugar. Dessa forma, em
geral, um único UPDATE resolvia o problema para a tabela inteira. Claro, os
usuarios conectados percebiam uma certa lentidão causada pelo LOCK, mas
ninguem (ou quase ninguem) sabia o motivo.
Se alguém aí lembra das primeiras versões do MSSQL, não podíamos dropar
campos em desuso, tendo que conviver com eles pelo resto da vida. Eram
assim, as conversões de campos e tipos.  Os bancos melhoraram muito desde
então, mas o método 'old school' ainda funciona para empresas que querem
parar o mínimo possível e diferente do MSSQL você pode dropar campos
antigos, você pode avaliar esse método se quiser adotar um método non-stop
para suas aplicações.

[]´s