[firebase-br] sequence x dataprovide + clientdaaset

Gustavo Novaes gutonovaes19 em gmail.com
Terça Junho 30 09:47:31 -03 2020

Bom dia
No meu banco de dados paradox (legado) tenho 2 tabelas para armazenar dados
pessoais. Foi necessário essa divisão pois o tamanho do registro estava
muito grande e em algumas instalações atingiu os limites que o paradox+bde
conseguia trabalhar.
A decisão, na época, quebrar as tabela em 2.
Então, tabela de PACIENTE passou para PACIENTE1 e PACIENTE2 (2 tabelas)
relacionadas pela chave primária "composta" (2 campos, nenhum deles
autoincremento ou sequenciais).
Algumas instalações/clientes usavam códigos automáticos que era calculado
no evento *beforepost *do cadastro e preencha os campos da chave primaria.

Na migração para FB 3, resolvi não utilizar um campo IDENTITY como chave
primária para não precisar modificar códigos e relacionamentos entre
tabelas. Criei então um campo bigint  e um sequence/trigger que o alimenta.

Agora preciso mexer no código Delphi e não estou sabendo como fazer para
alimentar o campo da chave primaria com o valor gerado na trigger. O
agravante é o relacionamento (pessoa1 x pessoa2).

Dei uma procurada na web mas acho que essa "solução" é pouco usual.

Alguma dica por favor?

*Gustavo Novaes *