[firebase-br] Dúvidas de estrutura de tabelas /

Luciano Griep lucianogriep em gmail.com
Quarta Julho 22 16:15:17 -03 2020

Bom dia/tarde/noite pessoal.

Tenho duas dúvidas relativas à estrutura do banco de dados:

1)  Imaginamos que uma tabela vai ter 100k+ registros que cresce
diariamente. Destes, somente uns 20 terão determinada coluna preenchida,
para todos os demais esta será null.
Vale a pena criar o campo nesta tabela ou o melhor a se fazer é criar uma
tabela nova com os campos necessários?
Exemplo real: preciso criar o vínculo de Contas Pagar/Receber com sua
origem, no sistema onde trabalho, até o momento, tenho 23 possíveis origens
de titulos e hoje todos esses 23 campos estão na própria tabela master de
contas_pag_rec, estamos reorganizando um pouco a bagunça e gostaria de
saber vale a pena eu criar uma tabela única (Contas_Pag_Rec_Vinc) com os 23
campos lá ou ainda 23 tabelas de vínculos específicos?

2)  Nesta mesma tabela, tenho um campo de percentual, hoje ele está criado
como numeric(15,2), sabendo que o limite é 100%, eu ganho algo em
armazenamento/desempenho alterado seu valor para numeric(5,2)?
Pesquisando encontramos a seguinte informação:
Até 4 de precisão, o FB aloca 2B pro field, de 5 até 9, são 4B, acima
disso, são 8B
Só gostaria de validar, se alguém tem esse conhecimento. rs

Desde já, obrigado!
[]'s
Lucaino Griep