[firebase-br] Verificar erros no banco de dados

Seg Abr 13 09:29:40 -03 2020

Fiz isso algumas vezes e nunca deu falha, isto é, backup no 2.5 e restore
no 3.
Felizmente parou e nenhum deles deu problema.
Eu repito isso até mesmo quando muda a versão do FB, mas não há mudança de
ODS. Sou meio pragmático com banco de dados.
O MSSQL mudou muito, tinha um programa que convertia 6.5 para 7.0 e depois
seguidamente nas versões posteriores, dava para entender porque era desse
jeito porque ele passou do conceito de device files para data files no meio
do caminho.
O MSSQL é alienigena se comparado ao FB, no que se refere a padrões SQL ele
é muito igual, mas de resto para aí. Até vi, a comparação da campanha da
embarcadero comparando o interbase a outros bancos (firebird inclusive) e
meio que rebaixou todos os BDs a insetos, mas no que se refere ao MSSQL
notei uma certa admiração, quase deu empate, mas o Interbase ganhou, claro
:)