[firebase-br] BUG NO FIREBIRD?

Anderson Barretta sistemas em prevedello.com.br
Qui Set 19 14:06:19 -03 2019

Boa tarde pessoal, estou com um problema no Firebird 3.04
que acredito que seja um BUG.

temos uma tabela de Notas com 48.000 registros, com varios campos, entre
eles CFOP e XML.
a coluna do CFOP possui alguns campos nulos e outros com valores.
o campo XML é um BLOB SUB_TYPE 0 SEGMENT SIZE 80

o que esta acontecendo é que ao executar um comando assim
UPDATE NOTAVENDA SET
CODCFOP_NOTAVENDA = CODCFOP_NOTAVENDA
WHERE (CODCFOP_NOTAVENDA > 0);

mais de 300 notas acabaram ficando com o campo XML nulo.

logo desconfiei de alguma trigger, então escluir todas elas.
o problema continuava.

então, criei um Banco novo, do zero, apenas com a tabela NOTA
e fiz um Pump dessa tabela.

apos executar os sql na base nova, ocorreu o mesmo problema...

mas se eu executar o update com o coalesce, nenhum XML é alterado.

UPDATE NOTAVENDA SET
CODCFOP_NOTAVENDA = CODCFOP_NOTAVENDA
WHERE ( COALESCE(CODCFOP_NOTAVENDA,0) > 0);

fiz o teste em mais 3 bases de clientes diferentes, e o problema é o mesmo.

alguém já passou por isso?
uso o Firebird desde que ainda era Interbase 6 e nunca tinha visto nada
igual.
como um updade num campo pode influenciar outro ??? :()

posso disponibilizar essa base com apenas essa tabela, se algum quiser
verificar.

--

<http://www.prevedello.com.br>

Anderson Barretta