[firebase-br] Permissão de usuário por banco de dados

Qui Out 24 19:19:21 -03 2019

Bom dia/tarde/noite Carlos.

Sim, você pode criar novos usuários em qualquer banco de dados Firebird, e
definir as permissões de cada um deles (SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE).
Eu faço isso aqui.
Veja a documentação dos comandos GRANT (para dar permissões) e REVOKE (para
remover permissões).
Antigamente, usavamos o utilitário GSEC, que vem no próprio Firebird, para
criar, alterar ou excluir esses usuários de banco.
Acho que a partir da versão 3 do Firebird, já temos um comando SQL para
criar usuário sem precisar do GSEC, ou seja, a sua própria aplicação
poderia criar os próprios usuários de banco.
Mestre Cantu sabe o caminho das pedras.
Se ele não souber, nem a Google sabe.