[firebase-br] Duas versões de firebird no mesmo server linux

Qua Out 23 13:48:47 -03 2019

Nesse link mostra como fazer isso usando Ubuntu:
https://www.gefoo.org/generalfoo/2011/02/21/multiple-firebird-servers-on-ubuntu/

No link acima é fb2.1 e o objetivo é ter desenvolvimento e produção no
mesmo server - idéia  que me dá arrepios -, mas cuja solução serve para o
seu caso.

Uma solução comum para resolver este tipo de problema no Linux de forma
mais elegante é isolar os serviços em containers de modo que cada container
seja um serviço isolado e quando necessário possa ser distribuido sem a
necessidade de ficar reconfigurando tudo novamente.
Leia aqui:
https://www.redhat.com/pt-br/topics/containers/whats-a-linux-container

Embora o exemplo acima reflita mais sobre a separação de dev, testes e
produção, a idéia poderia ser usada para manter dois serviços ligeiramente
diferentes como se fossem máquinas virtuais distintas.
Se você fosse uma softhouse, provavelmente você preferiria usar containers
a ter que lidar com métodos que podem tornar a manutenção mais complicada.

[]´s