[firebase-br] Dúvidas Cruciais do FB

orisvaldocosta em bol.com.br orisvaldocosta em bol.com.br
Seg Out 14 14:44:09 -03 2019

Boa tarde Senhores

Vamos a dúvidas que faz tempo que venho me perguntando, mas que agora é necessários ver se consigo as resposta e no lugar certo:
Enviado para a lista de discussão do firebase, email: lista em firebase.com.br, em 11/10/2019
Assunto email: Dúvidas Cruciais do FB

1 – Através do TOP (Linux) vejo o cache de páginas na RAM oscilando entre 13 a 17GB (buff/cache).
Como todos as madrugadas faço backup do BD (via gbak) e dai esse cache aumenta demais, acabo executando o comando “Sysctl –w vm.drop.caches=3” para limpar. Daí no outro dia, começa o cache do zero novamente.
A pergunta é esse cache criado na RAM não é para melhorar a performance do BD (o que busco constantemente), caso achasse um jeito de NÃO LIMPAR, no outro dia a performance não ficaria ainda melhor ou não tem nada haver?

2 – O Sweep do meu BD está desligado. Tem algum limite de transações para executar uma limpeza executando o sweep ou o backup/restore?

3- Executando o Select abaixo no meu BD de produção a pleno vapor, vejam os resultados e me digam quais os parâmetros de configurações precisaria mexer para que o FB leia menos páginas de diretamente do disco?

SELECT MON$PAGE_READS, MON$PAGE_WRITES, MON$PAGE_FETCHES, MON$PAGE_MARKS
FROM MON$IO_STATS
WHERE MON$STAT_GROUP = 0;

MON $ PAGE_READS: O número de páginas lidas. Estas são as páginas lidas a partir do disco e não do cache = 292026063
MON $ PAGE_WRITES: O número de páginas gravadas no disco = 10726021
MON $ PAGE_FETCHES: O número de páginas lidas do cache em oposição ao disco= 13683765051
MON $ PAGE_MARKS: O número de páginas alteradas durante o cache. É possível que nem todos estes tenham sido gravados de volta ao disco= 21075394
USUÁRIOS CONECTADOS=129
Vendo os resultados se tiver mais algumas dicas, disponha

4 – No modo SuperServe, hoje uso 35000 no parâmetro DefaultDBCachePages, até que ponto devemos usar esse parâmetro aumentando a quantidades de páginas? Ou chega um ponto que chega, vamos usar o modo SuperClassic?

5 – Tenho 2 SSD em Raid1 onde fica exclusivamente meu BD. Usei a controladora PERC 730p (2GB cache, Write Back) e criei o RAID1 com cluster de 512K (padrão dell).
Uso no meu BD o padrão Page Size=4096. Pensando em ganhar mais performance, a configuração BD x Raid é a recomendada ou teria uma melhor?

5 – Uso o FB em uma VM (VMWares ESXi 6.7), tem alguma restrição de uso do firebird em Virtualização? Quais as melhores práticas recomendadas?

6 – Se alguém que usa o FB em virtualização, existe um melhor virtualizador?
7 – Uso o Linux CentOS 7.2, visando performance e segurança, seria a melhor distribuição?
8 – Entre Linux e Windows, qual OS escolher?
9 – Supondo ser o Linux o melhor OS, quais as melhores práticas para o que se deve e não se deve instalar?
10 – Supondo que seja o Windows o melhor OS, quais as melhores práticas para o que se deve e não se deve instalar?

11 – Ao instalar o FB 3 no CentOS 7.2, vejo que é necessário instalar a lib “libtommath-0.42.0-6.el7.x86_64”, pois não vem nativo no OS. Como não uso outras distribuições, pelo fato de não vi nativamente no CentOS, isso não prejudica funcionamento do FB em alguma coisa?

Att,

Orisvaldo Rossano