[firebase-br] ASSINATURA DIGITAL

Qui Out 3 10:02:47 -03 2019

Você pode assinar um arquivo com qualquer certificado gerado por você ou
por um terceiro.
Quando gerado por voce mesmo, alguns chamam isso de certificado "fake"
porque apenas você pode valida-lo, não há uma autoridade reconhecida
confiável, mas não é "fake" quando o que você controla não precisa de uma
autoridade externa, é o caso de corporações que querem apenas rastrear ou
detectar manipulações em arquivos.
Se tiver AD na rede (Active Directory), você pode exportar o certificado
dele e usá-lo para assinar arquivos ou dispositivos.
É um metodo que sysadmins usam quando precisam habilitar uma proteção
especial na rede para evitar que notebooks de fora quando plugados na rede
local possam ter acesso a mesma, neste caso há uma opção nas configurações
da placa de rede.
Alguns arquivos como PDFs tem método de assinatura não generico, isto é,
tem como assinar e mesmo fazendo algumas alterações nele, a assinatura
ainda será valida. É o caso de formulários e comentários, por isso,
assiná-lo é diferente de assinar executáveis ou arquivos binários.
Relatórios, recomendo exportar para PDF e depois assiná-los através da
ferramenta que o gerou, se essa ferramenta não tiver isso terá de procurar
alguma API ou serviço de nuvem (adobe possui uma). No Linux era possivel
assinar PDFs usando o ghostscript que também tem versão para Windows, usei
ele num sistema em php, a ideia era assinar PDFs de exames hospitalares.

[]´s