[firebase-br] SSD + Firebird (Page Size 4096 para 8192) !

Seg Nov 25 10:21:06 -03 2019

Olha colega, meus resultados experimentais feitos no passado é que quanto
maior é o tamanho de página, mais rápido ficam as buscas.
Mas o consumo de RAM também aumenta de acordo com o tamanho de cache/page
buffers - este daqui sim, quanto maior não quer dizer necessariamente
melhor.
Eu uso páginas de 16k por aqui e tô ansioso pelo FB4 porque ele me
permitirá aumentar para 32k e eu repetirei os testes novamente.
Tem na internet uma base de dados de CEPS já em FB pronta para ser usada em
seus testes, use-o se não tiver uma base melhor.

Sobre sua estratégia de usar mirror, acho ela ruim, dois discos SSD *que
não são mecânicos* terão uma probabilidade de virarem pó no mesmo dia.
Uma estratégia com o nbackup incremental em tempos regulares pequenos para
um disco convencional/nuvem seria melhor na minha opinião, ou então um
outro SSD de marca e/ou fabricante diferente ao menos.
Dar uma dor no coração não usar Raid 0 (stripping) em SSD, porque deve voar
muito rapido.

Outra dica, ao testar páginas de tamanhos diferentes o que você deve olhar
não é apenas a performance, mas a taxa de preenchimento das páginas, cada
tamanho de página pode te dar um desperdício maior ou menor de
preenchimento e então tem que calcular uma regra de 3 e notar se a
performance obtida vale a pena pelo espaço que será desperdiçado. Na
prática, acho que só escovadores de bits fazem isso, mas tá dada a dica.

[]´s

Em sáb., 23 de nov. de 2019 às 09:05, Orisvaldo Rossano <
orisvaldocosta em bol.com.br> escreveu:

> Bom dia Senhores
>
> Tô com uma dúvida com relação em mudar o page size de 4096 para 8192 do
> meu BD se realmente irei ganhar performace (em busca dessa maldita
> performance sempre). Uso dois disco SSD em Raid de 1
>
> A minha dúvida é o Raid 1 sobre os SSD foi feito pela controla PERC H730P
> (2GB de cache, Write Back) ma usando o padrão de Cluster Size = 512 Bytes.
> Não sei isso teria relevancia significativa já que aão discos sólidos, ou
> seja, o FB para gravar as páginas irá levar em consideração o cluster size
> do raid ou do discos SSD

> [...]

A Vidy possui um Sistema de Gestão da Qualidade estruturado e com
Certificação ISO 9001 há mais de 10 anos, mantendo seu foco na Qualidade e
na Melhoria Continua.

Em março de2018 migramos com sucesso para a nova versão da ISO 9001.

Somos a única Empresa Brasileira de Engenharia de Laboratórios com
certificação com o Escopo Completo; desde Projetos, Engenharia, Construção,
Fabricação e Instalação de Laboratórios.