[firebase-br] SSD + Firebird (Page Size 4096 para 8192) !

Orisvaldo Rossano orisvaldocosta em bol.com.br
Sáb Nov 23 09:02:39 -03 2019

Bom dia Senhores

Tô com uma dúvida com relação em mudar o page size de 4096 para 8192 do meu BD se realmente irei ganhar performace (em busca dessa maldita performance sempre). Uso dois disco SSD em Raid de 1

A minha dúvida é o Raid 1 sobre os SSD foi feito pela controla PERC H730P (2GB de cache, Write Back) ma usando o padrão de Cluster Size = 512 Bytes. Não sei isso teria relevancia significativa já que aão discos sólidos, ou seja, o FB para gravar as páginas irá levar em consideração o cluster size do raid ou do discos SSD

Ou terei que refazer o Raid1 e mudar o cluster size 4 ou 8k, ou não tem nada haver

Quero mudar para 8192 no FB ,as penso que iria flagmentar mais as páginas do FB fazendo assim a leitura e gravação ir no mesmo sentido e ao invés de melhorar a performance tanto de leitura como de escrita, ficar é pior. O que você me dizem

Att

Orisvaldo Rossano Costa
Analista de Suporte em TI/Programador
E-mails: orisvaldocosta em hotmail.com, orisvaldocosta em bol.com.br
MSN: orisvaldocosta em hotmail.com
Skype: orisvaldocosta
Fone: (98) 8836-5377 oi (98) 8214-8073 tim
São Luis/MA