[firebase-br] Duvidas cruciais sobre firebird-SuperServexSuperClassic

Seg Nov 18 10:37:02 -03 2019

Provavelmente o Windows Server Core é versão mais rapida porque é dedicada
ao serviço que for instalar nele. Também otimizado para ser virtualizado.
Contudo você não vai gostar, tem que dominar bem o powershell pois será com
ele que fará configuração da placa de rede, instalar/parar/iniciar
serviços, etc...isso acontece porque essa versão não tem suporte a GUI de
programas. Pelo mesmo motivo, todo hardware que for instalar precisa ter
suporte a instalação via .inf, pois ele só conhece powershell para
instalar/remover as coisas. Quem domina o powershell pode se dar bem com
ele, quem não domina vai instalar softwares de gerenciamento remotos que
permitem instalar e remover coisas por um app instalado numa estação de
trabalho.
A ideia aqui é ter um windows dedicado e cujas licenças sejam apenas o
serviço que se instalará nele sem a preocupação de comprar também as
licenças de windows(CALs), mas acho que ele só faz sucesso em Datacenters e
virtualização, a falta da area de trabalho assusta muita gente.
Uns 4 anos atrás não consegui instalar o  FB2.5 nele com o setup padrão de
instalação, como era experimento então desisti e não tentei novamente, mas
provavelmente é instalável, senão pelo setup.exe talvez pela versão .zip.
Nosso servidor FB que tenho aqui na empresa roda num Ubuntu Server e não
tem fadiga ou problema por vários anos. Nesse ambiente, por ser dedicado
não há muito o que fazer depois de instalado, creio que no Windows Server
Core seja a mesma coisa.
No meu desenvolvimento rodo o mesmo num Windows 10 e as vezes num servidor
2003 virtualizado, por ser desenvolvimento, acontece coisas estranhas e
tenho um script pronto para criar e voltar um DB a vida novamente.

[]´s e sucesso.