[firebase-br] [RESOLVIDO] - Equivalência Mysql para Firebird 3.0

Qui Maio 30 17:39:24 -03 2019

Só lembrando que o tipo BLOB do Firebird tem um subtipo que diz como ele se
comportará.

Pessoal, se eu informar algo errado, por favor, corrijam-me.

Até o momento, são utilizados os subtipos 0 (binário) e 1 (texto).

Se você criar uma coluna/campo do tipo BLOB com o subtipo 0, essa coluna
pode armazenar quaisquer tipo de dados binários, como um arquivo (imagem,
PDF, DOC, etc...) sem quaisquer alterações.

Se você criar uma coluna/campo do tipo BLOB com o subtipo 1, essa coluna
pode armazenar qualquer texto, porém, ao contrário do subtipo 0, o próprio
Firebird irá efetuar a conversão de caracteres caso seja necessário.

Por exemplo, usando um Firebird para a plataforma Windows, você criou uma
base de dados e informou, na criação da mesma, que o conjunto padrão de
caracteres será o "ISO8859_1", mas em uma máquina rodando Linux, está sendo
executada uma aplicação que se conectou a essa base de dados, mas em seus
parâmetros de conexão foi informado que o conjunto de caracteres da
aplicação é "UTF8" (padrão do Linux, mas não é a única opção).

Nesse caso, são dois conjuntos de caracteres diferentes, e o próprio
Firebird irá efetuar a conversão entre eles de forma automática.

Por exemplo, sua aplicação envia um texto com "avião" em UTF8 para ser
salvo na base de dados, o Firebird irá converter esse texto de UTF8 para
ISO8859_1 para que seja salvo de forma correta na base de dados.

Se uma outra aplicação estiver também conectada na mesma base de dados, e
estiver usando também o ISO8859_1, irá ler corretamente o mesmo texto, sem
ser necessário converter nada, pois está usando o mesmo conjunto de
caracteres que aquela base de dados.

Se a primeira aplicação ler o texto, o Firebird irá converter de volta o
texto de ISO8859_1 para UTF8 para enviá-lo para a sua aplicação, que a
receberá de forma correta, sendo que na base de dados continua tudo salvo
em ISO8859_1.

Esse mecanismo é uma "mão na roda" quando utilizamos ambientes diferentes
em relação ao conjunto de caracteres.

Preste bastante atenção nesse detalhe que poderá fazer toda a diferença no
seu caso.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado.