[firebase-br] Sweep no firebird 3

Seg Maio 13 18:32:56 -03 2019

O backup bem sucedido faz a coleta de lixo:
https://firebirdsql.org/manual/gfix-housekeeping.html
"One other method of clearing out old rolled back transactions' garbage is
simply to carry out a database backup."
Mas atenção, não se espera do backup que ele zere os IDs que você está
vendo, uma coisa é a limpeza ter sido realizada, outra diferente é zerar
tais IDs.
Durante o backup e com pessoas utilizando o sistema, acho impossível
melhorar a distancia entre os sensores mencionados, mas não vejo
preocupação ai.
Pelo que vi, seus IDs mostram transações ativas bem próximas da ultima o
que indica um controle transacional bem feito, parabens.
Talvez a unica coisa que deva se preocupar é que algum dia a capacidade
cardinal desses sensores(OIT, OAT,  OST , DST,... ops ) chegarão no limite
- parece que eles são do tipo bigint -, receberá uma mensagem  de erro
quando isso acontecer  e seu banco irá parar, e então será necessário um
backup/restore para iniciar tudo de novo a partir do  zero.
Mas isso pode demorar muito tempo, talvez anos e até lá talvez alguns
restores possam ter sido realizados, por exemplo, porque mudou de versão do
banco.
Se for paranoico, pode agendar backup/restore num  período que for
interessante e esses sensores poderão ser reiniciar a bel prazer.
Eu gosto de ter os IDs mencionados altos, indicando uma quantidade de
transações num periodo sem restore, isto é, sem sinistro. O ultimo restore
que fiz foi no upgrade de versão, pode parecer bobagem, mas me parece algo
como uptime para mim.

[]´s e sucesso.

Em sex, 10 de mai de 2019 às 15:39, Anderson Barretta <
sistemas em prevedello.com.br> escreveu:

> Boa Tarde Pessoal, estou bastante intrigado com o comportamento de uma base
> do Firebird 3.03/3.04, em um de meus clientes.
>
> parece que nessa base não esta ocorrendo o Garbage Collection:
>
>  *OIT 510, OAT 172083, OST 172083, Next 172084*
>
> ex: fiz um backup e restore a 10 dias atrás, após algumas horas o OIT
> avançou um pouco e depois não avançou mais.
>
> *algumas considerações:*
>
> o Sweep automático está desabilitado.
>
> -tenho um controle muito rígido de transações no meu sistema. uma transação
> de escrita é sempre aberta e comitada muito rapidamente, ficando aberto
> [...]

A Vidy possui um Sistema de Gestão da Qualidade estruturado e com
Certificação ISO 9001 há mais de 10 anos, mantendo seu foco na Qualidade e
na Melhoria Continua.

Em março de2018 migramos com sucesso para a nova versão da ISO 9001.

Somos a única Empresa Brasileira de Engenharia de Laboratórios com
certificação com o Escopo Completo; desde Projetos, Engenharia, Construção,
Fabricação e Instalação de Laboratórios.