[firebase-br] Conectar outro BD através de UDF em Linux

alison em softcenter.com.br alison em softcenter.com.br
Sex Mar 29 09:01:12 -03 2019

Bom dia,

Estou precisando realizar a conexão em um segundo banco de dados através de
uma UDF registrada no banco de dados principal. A idéia é geração de logs.

Para Windows, gerei uma dll e está funcionando corretamente, utilizando
DBExpress.

Para Linux, eu recompilei o mesmo código fonte com a opção de plataforma
Linux 64bits existente no Delphi 10.3 (Rio) e fiz o registro no Firebird. A
chamada para a biblioteca gerada, no caso .so, funciona corretamente, mas a
mesma não consegue conectar no banco de dados, gerando o erro “Unknown
driver: Firebird”. Já tentei diversos nomes para o driver, como fbclient,
libfbclient, libfbclient.so, FIREBIRDSQL, etc..., mas sem sucesso.

Alguém teria uma ideia de como configurar essa conexão?

Estava pesquisando e encontrei no site da Firebase a “firebaselib” que
utiliza a biblioteca do Firebird para acesso direto ao banco. Pensei em usar
como exemplo para tentar conectar no segundo banco, mas para gerar a versão
Linux é necessário a biblioteca “Libc”, que é uma tradução em pascal da
Glibc. Já pesquisei em vários sites mas não consegui os fontes corretos.
Existe algum link onde eu consiga pegar os fontes desta biblioteca?

Obrigado,

Alison