[firebase-br] Exceção: BLOB NOT FOUND

Qua Mar 27 10:04:07 -03 2019

Olha colega, isso já aconteceu no passado remoto comigo muitas vezes e era
com o MSSQL.
No Firebird2 o pessoal reclamava bastante disso também.
Para evitar que seja realmente uma falha na estrutura, recomendo que faça
imediatamente um backup/restore do banco.
Não sei se está usando firedac (recomendo), mas se não estiver, faça com
que blobs só seja requisitados quando forem realmente necessários.
As vezes acontece de usa-los num select com apresentação num grid onde o
campo blob está oculto. Essa técnica é um desperdicio de recursos e fica
pior com o BDE, onde ele é incapaz de resolver situações de cache
(blobtocache) e praticamente insoluvel a não ser que faça o seguinte, o
resgate do blob deve ocorrer apenas quando o mesmo irá para a edição ou
estará visivel na tela, nessa hora o select do blob solitário deveria
ocorrer. Fazer desse jeito quando com persistência de dados e datawares é
desafiador, mas é mais performático do que carregar todos os blobs sem
necessidade porquehá suites de componentes (já citei o BDE) que tem
dificuldade em "pagear" os dados quando há blobs neles.

[]´s

Em qua, 27 de mar de 2019 às 08:49, Eliseu Corrona <
eliseucorrona em jbsoft.com.br> escreveu:

> Bom dia pessoal, tudo bem?
>
> Estamos passando por alguns problemas relacionados a corrupção de
> *campos blob*. A situação está ocorrendo de forma aleatória com alguns
> clientes nossos e ainda não identificamos a causa.
>
> Geralmente é assim. O cliente trabalha normalmente no sistema durante
> todo o dia. No dia seguinte, ao entrar no sistema ocorre a exceção *BLOB
> NOT FOUND* associado a uma tabela específica.
>
> A tabela em questão é bastante acessada e nela temos um campo Blob que
> recebe modificações frequentes. No caso, armazena um XML.

> [...]

A Vidy possui um Sistema de Gestão da Qualidade estruturado e com
Certificação ISO 9001 há mais de 10 anos, mantendo seu foco na Qualidade e
na Melhoria Continua.

Em março de2018 migramos com sucesso para a nova versão da ISO 9001.

Somos a única Empresa Brasileira de Engenharia de Laboratórios com
certificação com o Escopo Completo; desde Projetos, Engenharia, Construção,
Fabricação e Instalação de Laboratórios.