[firebase-br] Proteção usuário SYSDBA - Firebird 3.0

Ter Mar 12 09:46:50 -03 2019

RB> Bom dia  !

RB> Você usa algum tipo de criptografia em bases de dados, você teria como me
RB> explicar o passo a passo de como funciona e se é seguro mesmo. Deixa por um
RB> acaso a base de dados lenta ou não?

A "lentidão" (se for perceptivel), vai depender diretamente do
algoritmo de criptografia usado no plugin.

> [...]
RB> o server, pensei que se eu a mudar, em tese ninguem outro conseguirá ter
RB> acesso mais a minha base de dados que fiz o restore. Depois de feito a
RB> alteração de senha na base de dados security3.fdb eu tentei acessar a minha
RB> base de dados com a senha nova que criei e deu certo, porém tentei acessar
RB> com a senha velha ou seja, masterkey e continua acessando normalmente. O
RB> que eu estou fazendo de errado que a minha base de dados que fiz o restore
RB> continua sendo acessada mesmo após a alteração da senha do usuario SYSDBA?

Aparentemente você não entendeu como funciona o novo controle de
usuários e de plugins de autenticação do Firebird 3. Sugiro que leia
atentamente o release notes, ou se quiser uma documentação mais
amigável, compre meu Guia de Migração para o Firebird 3.

Meu palpite é que você conectou usando uma conexão embedded, que não
valida senha.

[]s
Carlos H. Cantu