[firebase-br] RES: Duas versões com senhas sysdba diferentes (Firebird 2_5)

Qua Mar 6 10:16:02 -03 2019

No Windows, cada instalação está atrelada a um nome de serviço/instancia
chamado de IPC.
Numa instalação padrão o FB cria um IPC default com o nome de
FirebirdServerDefaultInstance, daí se você refaz a instalação em diretorio
diferente vai sempre se sobrepor a este, a técnica é criar um novo nome de
serviço(IPC) para cada instalação em diretorio diferente e por esse nome de
IPC conseguir parar/iniciar o serviço individualmente sem afetar as demais
instancias.
Instalações heterogêneas do mesmo FB, vai ter que aprender a gerenciar
estes serviços pela linha de comando, o instsvc, net start/stop,... serão
seus amigos.
A recomendação de remover o registro com o utilitario
fbinstall\bin\instreg.exe funciona porque parece que ele tem precedencia
para o lado cliente e isso atrapalha a operação normal com varias
instancias.
Ao atrelar portas diferentes para cada instalação do FB e sendo cada uma
delas um IPC diferente, poderá ter quantos FBs desejar.
O uso de utilitários de linha de comando, quando especificado a porta,
cairá no IPC adequado em teoria sem precisar ajustar a configuração, mas se
alguns disseram ter tido que alterar eu acredito porque considero a prática
mais verdadeira do que a teoria quando se usa banco de dados.

Sobre contas, no FB3 ficou mais facil porque as senhas estão mais flexíveis
e podem ficar no próprio database da aplicação ou um database dedicado a
isso ao invés de ser sempre centralizado no security.fdb que cada instancia
terá a sua, além disso, o gsec tornou-se inoquo porque criar, modificar e
excluir contas é possível por meio de SQL.
Se estivermos falando de provedores de serviço, a discussão sobre FBs
diferentes num mesmo servidor é inoqua porque é preferivel virtualizar
clientes diferentes em maquinas virtuais diferentes porque pode-se escalar
individualmente conforme a demanda ou $$$.

inte+

Em seg, 4 de mar de 2019 às 09:38, Sofia Bonato de Moraes - EES <
sbonato em ees.com.br> escreveu:

> Cantu, sabe nos dizer se esta é a melhor saída para estas situações?
> Minha dúvida é se surgir uma 3a. instância com uma senha diferente...
> Como procederíamos?
>
> Só reforçando que não é sobre criar novo usuário.
> É sobre utilizar o SYSDBA com senhas diferentes.

A Vidy possui um Sistema de Gestão da Qualidade estruturado e com
Certificação ISO 9001 há mais de 10 anos, mantendo seu foco na Qualidade e
na Melhoria Continua.

Em março de2018 migramos com sucesso para a nova versão da ISO 9001.

Somos a única Empresa Brasileira de Engenharia de Laboratórios com
certificação com o Escopo Completo; desde Projetos, Engenharia, Construção,
Fabricação e Instalação de Laboratórios.