[firebase-br] Duvida com views

Qua Jul 31 17:49:22 -03 2019

Nunca use 'select * from', ninguém vai te levar a sério se ver você fazendo
isso.
Este tipo de coisa fazemos numa sala de aula, testes e depuração, mas é
cartão vermelho dentro dum processo automatizado.
Tambem evite não por where nos selects/updates/delete, use where sempre.

Mudando o foco, olha, não acho que seja interessante usar uma view em
detrimento de uma query só porque ela ficou um pouco mais longa ou tem
joins.
O uso de views pode variar conforme o gosto, mas é uma pratica comum só
usa-las com critérios bem específicos e desviar de seu uso quando tais
critérios não forem atingidos.
Por exemplo, eu uso views em situações quando um programador, auditor,
consultor ou programa de terceiros precisa de uma formatação e nomes de
campos específicos, assim não preciso liberar uma tabela ou conjunto de
tabelas para eles.
Existem situações onde podemos querer particionar os dados, dados
particionados são dados que estão separados por algum tipo de agrupamento,
por exemplo, por ano.
Exemplo, uma view V_MOVTOS_2019 já está particionada para que não sejam
vistos ou consultados datas de outros anos, então é essa view que é
liberada para o cara do excel fazer o relatório dele.
Há bancos que permitem uma view de servidores e bancos diferentes(não é o
caso do FB), daí com cuidado é possivel consolidar alguns resultados com
cube, window,... e outras funções.
Tem outros usos ou critérios que alguns estabelecem para usar views, mas a
idéia é não substituir uma query por uma view sem ter critérios fortes para
seu uso.
Uma view despretenciosa usada por meses num sistema e depois de algumas
atualizações ela tem baixa performance você vai quebrar muito a cabeça para
descobrir se o problema é a view ou as projeções de where empilhadas na
view feitas em alguma parte do seu programa.

[]´s

Em dom, 28 de jul de 2019 às 10:18, Marcelo - MK Softwares <
marcelo em mksoftwares.com.br> escreveu:

> Bom dia
>
> Estou adequando o meu sistema e estou fazendo mais uso de Views. Com
> isso surgiu uma dúvida: Quando vou chamar uma view no meu software, o
> que é mais rápido ou viável, ou ainda, qual a melhor prática para a sua
> execução? Segue exemplos:
>
> Método 1: select * from minhaview v where v.meucampo1 = 1;
>
> ou
>
> Método 2: select v.meucampo1, v.meucampo2, v.meucampo3 from minhaview v
> where v.meucampo1 = 1;
>
> Ressalto que a "execução" que me refiro acima é para o banco de dados,
> [...]

A Vidy possui um Sistema de Gestão da Qualidade estruturado e com
Certificação ISO 9001 há mais de 10 anos, mantendo seu foco na Qualidade e
na Melhoria Continua.

Em março de2018 migramos com sucesso para a nova versão da ISO 9001.

Somos a única Empresa Brasileira de Engenharia de Laboratórios com
certificação com o Escopo Completo; desde Projetos, Engenharia, Construção,
Fabricação e Instalação de Laboratórios.