[firebase-br] (sem assunto)

Gustavo Barbosa gustavo.barbosa41 em gmail.com
Qui Jul 11 12:34:12 -03 2019

Em 05/07/2019 14:04, Rodrigo Soares . escreveu:
> Bom dia pessoal,
>
> Preciso de uma ajuda com o Firebird 2.5,
>
> Na empresa em que trabalho o software ERP roda com banco firebird 2.5
> x86 na versao SuperClassic,
>
> Temos 115 usuários ativos simultaneamente,
>
> O software ERP possui 3 bancos de dados FB sendo que 2 deles sao
> somente para armazenar imagens e documentos e o banco de dados de 50gb
> no qual ocorrem todas as transacoes naturais do sistema.
>
> A maquina servidor possui windows server 2016, com 128gb de memoria, 4
> discos SSD totalizando aprox 2TB e 2 processadores de 8 nucleos cada,
> [...]

Bom dia Rodrigo,

Passei exatamente pela mesma situação (exceto pela versão do firebird,
usamos a 3.0) e tomamos algumas providências:
	Primeiro ponto foi procurar uma forma de otimizar o banco através dos
parâmetros do firebird mesmo (arquivo conf), usávamos o arquivo padrão
de instalação e isso não é o ideal;
	Segundo ponto foi migrar para um servidor linux, com o CentOS e algums
ajustes ganhamos bastante em performance;
	Terceiro ponto foi a arquitetura do banco, usava ClassicServer e migrei
para SuperClassic, que na 3.0 é a mais recomendada (se não me engano, na
2.5 é melhor usar a Classic).

Depois disso ainda não estávamos satisfeitos, não tinha ferramentas para
monitorar e controlar o banco então conheci o HQbird, hoje uma
ferramenta indispensável para mim (não é propaganda, é alívio mesmo
hehe), como meu ambiente é extremamente crítico (hospitalar) não podia
continuar com a performance que estava, foi onde contratamos uma
consultoria da IBsurgeon (por intermédio do Carlos Cantu) e ai então deu
tudo certo.
Hoje tenho outro ambiente. Indico e recomendo.
Na verdade todos esses problemas que vc tem e eu já tive, é na maior
parte resolvido com ajustes e parametrizações e o pessoal da IBsurgeon
sabe exatamente o que fazer, sem sofrimento e sem bater cabeça rsrs.

Abraço.