[firebase-br] Firebird 3.0.4 no Linux

Qua Jul 10 13:16:03 -03 2019

Vamos por parte,

Você parece se referir a uma ditro baseada em Debian.
Vamos esclarecer o que é um repositório, um repositório não é apenas uma
pasta remota para distribuição de programas.
No Debian por exemplo, cada programa que é mantido no repositório oficial
tem o seu mantenedor, isto é, um colaborador que é responsável pelas
atualizações de um ou mais programas.
O mantenedor que mantêm as atualizações do Firebird pode não ser a mesma
pessoa que mantêm as atualizações do Apache.
O mantenedor é quem define quando as atualizações ocorrerão, ele sabe que
uma atualização de correção de falhas de segurança deve ser rapida, mas
sabe também que atualizações contendo novas features devem ser mais
cautelosas, enfim, conhece do programa e o impacto que as atualizações
causam, em muitos casos é parte do staff do desenvolvimento daquele
programa.
Também conhece da distro, ele aceita e concorda com as politicas dela,
conhece das ferramentas de desenvolvimento e distribuição(apt).
O apt tem a característica de push, então é o apt que olha para o pacote,
lê o que chamamos de Manifesto, vê as dependencias, os diretorios, toma
algumas decisões que não dependem do mantenedor, por exemplo, inibe que um
programa tenha contato com arquivos de outros programas ou a sobreposição
de arquivos modificados pelo usuário e o principal se ele verificar que o
programa requer uma versão especifica duma biblioteca que não poderá ser
atendida naquele instante, não instala.
Então é seguro instalar e remover usando apenas o repositório.
Contudo há uma parte que você é o gestor, por exemplo, você é a pessoa que
libera o firewall, define a senha, edita os arquivos de configuração do
produto e para isso algum nivel de conhecimento do SO você terá de ter.
Por exemplo, se você não quer que o Firebird tenha atualizações, basta usar
o comando hold no apt e ele será congelado naquela versão e congelará as
dependências também, por isso é uma boa prática sistemas dedicados.
O SO em si é seguro, não é como chegar numa segunda feira e nada tá
funcionando e você não sabe o porque, ele vai burocraticamente se comportar
igual ao dia anterior.
Então não há motivos para ter medo ou desconfiar do repositório.
Compilar dos fontes é mais para quem quer ser mantenedor de si mesmo, não
tem medo de experimentar erros ou falhas, o seu tesouro no final é ter
versões mais recentes antes da liberação no repositório que ele mesmo
compilou diretamente do publicador.

Recomendo que use do repositório, a menos que observe uma vantagem não
oferecida pelos repositórios.

Para editar arquivos de configuração remotamente instale o SSH (modo texto)
e poderá usá-lo como terminal usando programas como o Putty ou por
compartilhamento de pastas usando o protocolo sftp://user@ip.do.seridor num
cliente de ftp como o filezilla.
Se instalar a interface grafica (polemica aqui) poderá usar o rdp nele e
você o acessa a partir de qualquer windows.

[]´s e sucesso.