[firebase-br] Firebird 3.0.4 no Linux

Armando Boza Gonçalves armando.boza em gmail.com
Seg Jul 8 12:30:02 -03 2019

Bom dia pessoal.

Sempre trabalhei com windows e firebird 2.5.x, mas agora estou
realizando uns testes com Firebird 3.0.4 e tb com Linux e estou
enfrentando dificuldades pela minha falta de experiência nesse ambiente,
se alguém tiver umas dicas agradeço.

Primeiro instalei o firebird pelo repositório apt: sudo apt install
firebird3.0-server

Instalação ocorreu tranquila, para iniciar/parar/reiniciar o serviço é
fácil: sudo sevice firebird3.0 {start|stop|restart}

Mas a instalação salva os arquivos do firebird em pastas espalhadas pelo
hd e por padrão o firebird.conf vem bloqueado para acesso pela rede,
tentei desbloquear e não consegui.

Não sei tb se é uma boa opção instalar pelo repositório pois se sair
versão nova ao rodar o "sudo apt upgrade" vai atualizar o firebird junto.

Depois tentei instalar pelo arquivo do site, ao rodar o ./install.sh
ocorreram alguns erros de dependência, que corrigi, e depois instalou
corretamente.

A instalação pelo arquivo deixa tudo em /opt/firebird, pra mim ficou
mais "organizado".

Porém o comando sudo service Firebird3.0 não funciona nesse modo de
instalação e não sei como iniciar/parar/reiniciar sem ter que reiniciar
o computador.

Por padrão o firebird.conf diz que vem desbloqueado para acesso pela
rede (#RemoteBindAddress =), mas mesmo assim não consegui conectar ao
firebird de outra máquina.

Habilitei o acesso legado (AuthClient = Legacy_Auth) e tb não deu certo.

Localmente com Flamerobin funciona.

Então se alguém tiver algumas dicas de qual melhor método de instalação
(repositório ou arquivo do site), comando para iniciar/parar/reiniciar
no modo de instalação de arquivo e configuração para liberação na rede e
qualquer outras ficas eu agradeço.

Detalhe: fiz testes com o firebird 2.5.8 e foi tranquilo, instalou e
acessou pela rede.