[firebase-br] campo blob - firebird 2.5

Qua Fev 20 13:33:26 -03 2019

Olá Sofia.

Tempos atrás eu passei por isso, talvez você ache meus comentários a
respeito no histórico.
Eu agora tenho um database apenas para imagens, eu guardo a imagem, a
descrição dela, categoria(foto, logomarca, simbolo,...) e o tipo(png, bmp,
jpg).
Desde foto dos produtos, passando por logotipos de clientes, tá tudo lá e
na mesma tabela.
Quando um colaborador cadastra um produto, fornecedor ou cliente e precisa
definir uma foto ou logomarca ao registro que está incluindo, ele abre uma
janela de busca que se conecta ao banco de imagens e então procura o que
deseja e faz a associação. Se não existir o que ele procura, então ele faz
uma solicitação e uma pessoa do departamento de marketing mais tarde faz a
inclusão para ele, isso ocorre porque definiram que toda imagem a ser
incluida precisa ser tratada(para logomarca tem que incluir "R" de Marca
Registrada senão pode dar processo).
Para evitar duplicações eu pus um campo  para guardar  o CRC de cada
imagem, assim se alguém tentar colocar uma imagem, o sistema saberá
identificar e evitar duplicação. Eu queria que o FB tivesse uma função para
capturar o CRC dum blob, assim eu o criaria o campo como calculado, mas
porque ele não tem, eu preciso fazer a leitura na origem e calcular o CRC e
coloca-lo no campo da tabela.

Imagens num bd separado garante uma programação de backup em intervalos
diferentes e tempos diferentes do bd contendo os dados, isso foi muito
eficiente porque enquanto imagens são pouco preocupantes e o backup pode
ser semanal, os dados vitais por outro lado podem ter backup a cada hora.

Algo que me preocupei, mas isso vem de muito tempo é que embora o Windows
e o Delphi aceitem muitos formatos, basicamente apenas bitmaps são os que
dão menos dor de cabeça então por isso tem um campo "tipo" para identificar
png, jpg,... porque será muito comum convertê-los para bitmaps e
manipulá-los em relatórios ou componentes de terceiros. Em php (talvez asp)
isso nem é relevante porque o navegador saberá tratar através do mime sem
necessitar de nenhuma conversão.
Recomendo que use o formato mais economico que existir, atualmente png ou
webp, pois quanto menor a imagem, melhor será para a sua rede.
Um sistema web ou app nativo trata das imagens como streamming, então não
há muito o que se preocupar em rede, apenas evite operações do tipo
SaveToDisk e/ou LoadFromDisk quando for operar com elas.

[]´s

Em qua, 20 de fev de 2019 às 09:56, Sofia Bonato de Moraes - EES <
sbonato em ees.com.br> escreveu:

> Bom dia pessoal,
>

> Preciso trabalhar algumas tabelas com campo BLOB contendo imagens.
>
> Serão 2 tabelas pequenas, com uns 20 registros cada uma, sendo uma coluna
> BLOB contendo imagens que também serão pequenas.  Acredito que até 5k cada
> imagem.
>
> Estas tabelas não farão parte da operação do sistema.  As operações de
> Insert/Update serão de baixa frequência.
>
> O que pode ocorrer bastante é um Delete/Insert dos registros.
>
> E também haverá bastante select nestas tabelas para capturar as imagens e
> exibir em uma determinada tela.

> [...]

A Vidy possui um Sistema de Gestão da Qualidade estruturado e com
Certificação ISO 9001 há mais de 10 anos, mantendo seu foco na Qualidade e
na Melhoria Continua.

Em março de2018 migramos com sucesso para a nova versão da ISO 9001.

Somos a única Empresa Brasileira de Engenharia de Laboratórios com
certificação com o Escopo Completo; desde Projetos, Engenharia, Construção,
Fabricação e Instalação de Laboratórios.