[firebase-br] Ext4 ou XFS (BD Firebird)

Orisvaldo Rossano orisvaldocosta em bol.com.br
Qui Dez 19 11:10:29 -03 2019

São Luis/MABom dia Senhores

Após varias pesquisas no meu ambiente em busca de melhorar a performance do firebird, encontrei uma situação: a partição (XFS, CentOS 7.3) onde estava o BD do firebird se encontrava com Block Size = 512 Bytes, então resolvi logo refazer um novo servidor (VM) para o o FB, mais algumas experiências importantes passei as quais compartilho com você:

1 - Instalei logo o CentOS 8 é tive muito problema para instalar o FB 3 por incompatibilidade de lib (não tive esse problema nas versões Cents6/7). A solução conseguir encontra e postei na lista "titulo: Firebird 3 no CentOS 8 não vai!", dois dias depois o amigo Allan Castro também me passou a solução (ele havia montado um laboratório para testar)
2 - Queria continuar usando o filesystem xfs (que sempre usei e é excelente), mas me deparei com uma situação: a partição criada com xfs, na instalação do linux, só cria bloco de 512 bytes. Só após um estudo mais aprofundado e que o padrão é 512 bytes, então resolvi mudar para o EXT4, qual criou blocos de 4096bytes, o mesmo tamanho do Page Size do FB; tudo que queria.

Como não tenho costume de usar o EXT4 para as partições do BD, então resolvi perguntar para os amigos se usam e se ela é mais performática do que a XFS, na verdade qual das duas é melhor para o BD FB?

Desde já agradeço a atenção, no aguardo

Orisvaldo Rossano Costa
Analista de Suporte em TI/Programador
E-mails: orisvaldocosta em hotmail.com, orisvaldocosta em bol.com.br
MSN: orisvaldocosta em hotmail.com
Skype: orisvaldocosta
Fone: (98) 8836-5377 oi (98) 8214-8073 tim