[firebase-br] RES: RES: Conectar outro BD através de UDF em Linux

alison em softcenter.com.br alison em softcenter.com.br
Qui Abr 4 14:39:27 -03 2019

Agradeço por passar sua experiência, esse tipo de informação é sempre muito
útil, e obrigado novamente pela presteza no atendimento.

Abraço.

-----Mensagem original-----
De: lista <lista-bounces em firebase.com.br> Em nome de Gladiston Santana
Enviada em: quarta-feira, 3 de abril de 2019 10:01
Para: FireBase <lista em firebase.com.br>
Assunto: Re: [firebase-br] RES: Conectar outro BD através de UDF em Linux

Ter auditoria sobre algo pode significar coisas diferentes dependendo da
necessidade.
Aqui e nas empresas que trabalhei eram coisas bem diferentes uma das outras
e todas eram auditoria.
Numa empresa um dado sistema precisava ter um historico de como um registro
antes de ser alterado ou excluído.
Noutra empresa era apenas um log dizendo que tal registro foi alterada por
tal pessoa sem precisar trazer de como o registro era, portanto um log.
E há ainda a auditoria com rastreabilidade em que o aplicativo do momento
que o usuário loga-se começa a registrar o que ele faz, neste caso você se
interessa pelo comportamento do usuário do inicio ao fim.
Entender que tipo de auditoria se deseja pode empurrar para uma solução ou
outra, as vezes na camada cliente ou noutra camada.
Há uma sistema que ainda dou manutenção que parte dele é win32 e a outra
parte é php, para não ter que programar duas vezes em telas de manutenção e
calculo, quase 99% das operações são realizadas por procedures então, por
exemplo, há uma procedure SP_CLIENTES(acao, campo1, campo2, campo3,...) onde
a ação pode ser incluir/alterar/excluir e a mesma SP é chamada por app
win32 e tambem php. Então fica fácil gerar o log de auditoria por inclui-la
dentro das próprias SPs.
Se eu tivesse um ERP usando datasnap onde as requisições seguem para uma
camada antes de chegar ao banco de dados, nela colocaria a auditoria.
Então discuta bem a auditoria antes de implementá-la e não ceda a
simplicidade de coloca-la no mesmo banco.

[]´s

Em ter, 2 de abr de 2019 às 17:39, <alison em softcenter.com.br> escreveu:

> Gladiston,
>
> Você e o Cantu disseram a mesma coisa... se puder não use UDF para
> esse caso! Rsrs Estamos utilizando ainda Firebird 2.1, mas está no
> planejamento fazer a migração, daí faremos tudo via trigger.
>
> Obrigado,
> Alison

A Vidy possui um Sistema de Gestão da Qualidade estruturado e com
Certificação ISO 9001 há mais de 10 anos, mantendo seu foco na Qualidade e
na Melhoria Continua.

Em março de2018 migramos com sucesso para a nova versão da ISO 9001.

Somos a única Empresa Brasileira de Engenharia de Laboratórios com
certificação com o Escopo Completo; desde Projetos, Engenharia, Construção,
Fabricação e Instalação de Laboratórios.
Para consultar mensagens antigas:
http://www.firebase.com.br/pesquisa_lista.html