[firebase-br] Dois serviços em uma maquina utilizando localhost

Sofia Bonato de Moraes - EES sbonato em ees.com.br
Qui Set 20 17:43:52 -03 2018

Boa tarde pessoal,

Aconteceu uma situação comigo, gostaria de saber se alguém já passou por
isso pra me dizer se a solução que encontrei é  ideal ou se existe mais
coisas a serem consideradas:

A minha aplicação (que usa o FB 2.5) foi instalada em uma maquina que já
possuia uma aplicação que usa o FB 2.0.  Até aí tudo bem, pq a minha
aplicação cria uma instalação em pasta própria e com serviço próprio também.
Acontece que ambos os serviços utilizam o “localhost” como server.  A minha
aplicação modifica a senha do SYSDBA e a aplicação existente mantém a senha
padrão.  Então, após a instalação da minha aplicação, a outra app começou a
dar erro de acesso por causa da senha.    Checando os logs existiam alguns
erros do “XNET” (que nunca ouvi falar) e pesquisando um pouco, cheguei à tag
“ipcName” do firebird.config onde, se não estiver especificado o serviço usa
o localhost, senão ele utiliza o que for informado.  Então, no
firebird.config da minha app eu mudei para usar o nome da maquina e mudei
minha aplicação para acessar pelo nome da maquina também.  Parei todos os
serviços, startei novamente e as duas aplicações estão rodando.

Alguém já passou por situação parecida?  Sabe me dizer se essa é uma solução
viável ou se existem outras formas de contornar essa situação?  Se alguém
tiver mais material também sobre o tratamento de credenciais no firebird e
puder me enviar, agradeço.

Obrigada.