[firebase-br] Versões de registros

Gabriel Bonzanini gabriel.bonzanini em gmail.com
Qua Maio 16 17:04:44 -03 2018

Boa tarde!

Primeiramente, agradeço por terem me aceito na lista de discussões. Já
obtive muita ajuda através dos materiais postados no site Firebase.

Estou com um problema antigo em meu sistema de gestão, e com o passar do
tempo (devido ao volume de dados que sempre aumenta nos clientes) está se
tornando insustentável: as versões de registro criadas pelo Firebird.

Nossa tabela de estoque é sempre bastante acionada por todos os tipos de
documentos existentes, e muitas vezes o usuário altera movimentações
antigas, fazendo com que o sistema refaça as movimentações posteriores. O
que acontece é que chega um momento em que a tabela em questão simplesmente
trava (nenhum select, mesmo que simples, é  concluído), e não há nada a
fazer senão um backup/restore lentíssimo, que deixa o cliente sem poder
utilizar o sistema nesse período, já que o banco precisa ser recriado.

Já tentei adicionar um sweep manual, executado uma vez por dia, porém não
tem o mesmo efeito. Já tentei os mais diversos comandos do utilitário gfix,
porém nada parece resolver. Por falta de opção, estamos tendo que entrar em
contato com os clientes periodicamente para efetuar um backup/restore
preventivo.

Isso me leva há duas questões:

* Há como liberar as versões de registro sem um backup/restore completo?
* Há como desativar a criação dessas versões através de alguma configuração
do Firebird ou então através de algum parâmetro na transação?

Desde já agradeço a atenção.

Gabriel Bonzanini
Elementare Software.