[firebase-br] Conclusão sobre Desempenho do Firebird vs PostgreSql

luapfirebird em yahoo.com.br luapfirebird em yahoo.com.br
Ter Mar 27 08:25:45 -03 2018

 Pessoal bom dia a Todos.
Desculpem a demora no retorno, agora fiz mais testes com Insert, Update e Delete
Como os Colegas já tinham suspeitado eu realmente errei nos testes primordiais pois nas ferramentas que eu estava testando estáva ativado o padrão FetchAll  mesmo eu Clicando apenas em Fetch para o Firebird e no PostgreSQL está saindo resultado certo apenas como Fetch.
Bem acabei usando o MaestroSQL  tanto para FB como para Postgres.
Com essa ferramenta fiz testes comparando os resultados tanto como Fetch como em FetchAll
Os resultado são muito animadores pois o Firebird em 7 SQL  só perde em uma e ganha em 6tem um SQL que o Firebird é avassalador fazendo em 22 Segundos contra 1 Min e 33 Segundos do Postgres depois desse teste conferi se todos os índices estavam certo no Postgre  e sim tudo correto,  no restante das consulta o tempo do FB sobre o Postgre é em torno de 30% mais rápido, de fato o FB é superior em consultasessas consultas fiz com Group By,  Windows Function, Joins,  Where etc..Simulei bem o mundo real pois peguei as Consultas SQL de meu ERP assim os dados de meu maior cliente para importar para o PostgreSQL.
 Agora em uma situação achei o Otimizador de PLAN do firebird mais inteligente que o Postgresql  pois em uma das consulta o Postgres demorava cerca de 31 minutos contra 17 segundos do Firebird e como os índices estavam todos certos,  esses índices são os padrões das PK e FKo FB sempre consegue usar as PKs e FKs  já o Postgres nessa consulta não usava assim tive que criar mais um índice que não fosse PK e nem FK no postgres assim o tempo melhorou caiu para 22 segundos porém ainda perdeu para o FB.
  Agora quando testei os comandos Insert, update e Delete ai a coisa fica feia para o Postgresql  pois o firebird é muito mais rápido,  chega a ser o dobro mais lento o PostgresSQL.
   Bom para nossa sorte o FB ser superior,  e para minha pois trocar de bando não é fácil       Longa vida ao FB.