[firebase-br] Desempenho do Firebird muito ruim em relação ao PostgreSql

Seg Mar 26 17:07:46 -03 2018

Pode até ser o otimizador.
Eu tenho uma maneira peculiar que aprendemos ao escrever queries para
vários bancos que diminui problemas com a otimização.
Vi muitos joins esquisitos aqui na lista que os colegas agradeceram, não é
muito bacana corrigir algo que disseram que deu certo, né?
Mas alguns RDBMS podem consertar falhas e até modificar a querie para que
ela fique melhor.
O MSSQL por exemplo, ativa sozinho o prepare quando percebe a repetição de
eventos e também cria indices quando o SQL aparentemente se repete muito e
não há indices para ajudar.

Se você estiver lidando com esse tipo de problema, observe o PLANo de
execução da sua querie, isso ajudará a entender o problema e se for o caso,
para fins de testes indice um PLANo explicitamente e depois compare os
resultados.

[]´s e boa sorte.