[firebase-br] Como alterar o código fonte para conseguir mudar as palavras reservadas?

Sáb Jun 16 22:35:31 -03 2018

Não sei exatamente até onde você quer "aportuguesar" o banco de dados,
mas creio que a coisa pode ir bem além de simples alterações nesses 3
arquivos.

Não acredito que alguém tenha feito algo parecido, e arrisco dizer que
para os problemas que você vai enfrentar, nem mesmo os core developers
do Firebird terão "interesse" em ajudar a soluciona-los, pois o tempo
deles já é escasso, e investir esse tempo em alterações que não irão
agregar nada ao Projeto com ctz não será encarado como uma prioridade.

Você pode tentar falar com o Adriano Fernandes, que é o único
core-developer brasileiro:
https://asfernandes.github.io/

Boa sorte!

[]s