[firebase-br] Novato

Qui Jul 26 17:48:43 -03 2018

Bom dia/tarde/noite Rodrigo.

Como o pessoal já citou, as melhores são o IB Expert para Windows, e o
FlameRobin para Windows e Linux.

Só um pequeno detalhe que você deve lembrar sempre, pois acontece sempre
comigo: Por incrível que pareça, essas ferramentas se ferram se você coloca
alguma letra acentuada, mesmo que seja nos comentários das stored
procedures. Simplesmente não conseguem mais mostrar o código fonte da
stored procedure, trigger ou qualquer outro tipo de objeto onde você tenha
acentuado algum caracter.

Mas não é problema do Firebird, pois se usar o ISQL.EXE (utilitário de
linha de comando que já vem na pasta "bin" do Firebird), você acessa tudo
sem problema algum, inclusive pode exibir o código fonte normalmente.

Estou desenvolvendo uma ferramenta semelhante ao IB Expert, mas será no
estilo web, ou seja, o executável irá agir como um Apache ou M$$$ IIS,
abrindo uma porta servidora que atenderá à requisições HTTP, e executará
automaticamente o seu navegador padrão, já acessando o endereço local, na
porta servidora que ela abriu.

Resumindo, você poderá fazer tudo via navegador web (Firefox, Chrome,
etc...).

Assim que estiver pronta, avisarei, pois acho que será útil para muitos
desenvolvedores como eu mesmo.