[firebase-br] Usuário SYSDBA no Firebird 3.0

Ter Fev 27 17:50:42 -03 2018

A única forma é criptografar a base de dados através de um plugin de
criptografia seguro.

PS: O gerenciamento de usuários no FB 3 mudou substancialmente, sugiro
que vc dê uma olhada no meu último livro, "Guia de migração para o
Firebird 3", para ver as mudanças, além de obviamente ler o release
notes.

PS/2: ROLE com nome de SYSDBA era uma proteção "ilusória", podia ser
facilmente removida até mesmo com o bloco de notas.

[]s
Carlos H. Cantu