[firebase-br] Conflito Firebird 2.5.3 com programa da Dirf 2018.

Seg Fev 5 09:09:23 -03 2018

Fala Odir, manda um abraço para OList. ;)

É o seguinte, a instalação do client do firebird permite multiplas versões,
alias até fico perturbado como o client do fb2.5 pode funcionar na minha
aplicação fb3.
Mas para acabar de vez com o problema - se este for seu problema - ,
coloque junto ao executável o fbclient.dll e talvez renomeie para gds.dll
se for isso que o app espera localizar.

O que é mais complicado é manter dois servidores, este sim, seria um
problema.
Não porque é impossivel ter instancias separadas de versões diferentes do
interbase/firebird, mas porque há aplicativos que engessam sua
configuração  e esperam buscar uma determinada porta tcp e nessa porta
encontrar o serviço para o qual foram desenvolvidos.
Se for este o caso, você pode virtualizar um deles ou preparar scripts que
ligam/desligam um serviço na porta usado por este app para depois disparar
um script que liga/desliga o outro serviço que será usado por outro app.
Esta ultima alternativa é complexa porque requer um cara que entende de
infra e é complexo para o usuário que não sabe seguir instruções e prefere
apenas apertar um botão.
Não sei se esse dirf é do governo, mas em geral, os programas do governo
são mal projetados, por exemplo, a maioria deles requer uso da senha de
administrador para funcionar.
Para burlar isso tem que ter conhecimentos de infra para usar em scripts
cmd/vbs comandos como runas, além de regedit+permissoes em chave de
registros e as vezes há ainda mais técnicas.
Tem até um kit que não me lembro bem o nome para encapsular estes tipos de
problemas e fazer o programa rodar de maneira mais transparente e com menos
esforço.

Um abraço e boa sorte.