[firebase-br] Firebird 3.0 muito lento com Distinct

luapfirebird em yahoo.com.br luapfirebird em yahoo.com.br
Qua Abr 4 12:16:19 -03 2018

Pessoal como eu já tinha mencionado antes fiz vários testes com o FirebirdSQL e o PostgresSQL Agora por ultimo testei o SQL Server.
todos os 3 Bancos tem os mesmo numero de registros, com mesmos índices e feito reindexação de índices em cada um dos bancos usando ferramentas especificas dos mesmos.
No incio dos meus testes errei por estar dando Fetch All no FB e no PostgresSQL dar apenas Fetchapôs essa correção percebi que o FB é páreo para o PostgresSQL em varias consultas inclusive ganha em muitas delas.
Porém quando o Assunto é Distinct a coisa muda completamente de figura.
o FirebirdSQL é extremamente lento usando Distinct  sei que vão dizer que ele terá que checar todas as linhas porém o detalhe é fiz o mesmo testecom a mesmo SQL nos 3 bancos o resultado é muito desanimador para o FB.no PostgresSQL usando Distinct o tempo aumenta 60% em media  ou seja uma consulta de demora 1 Segundo vai para 1.6agora no Firebird a coisa fica feia pois de 0.9 sec  ou seja ele é mais rápido sem Distinct que o PostgresSQL  porém com Distinct leva 5.5 sec
Já no SQL Server é lindo de se ver pois para ele tanto faz Distinct ou não o tempo é o mesmo,  ele consegue fazer uso completo do Índice tanto que o PLAN não muda em nada.
 Acredito que o Core developer do firebird deveria analisar melhor essa situação pois correr linhas sem índices para o FB é muito custoso,  e para outros bancos isso é bem mais rápido que o FB.