[firebase-br] Duvida de Administração de Ambiente

Sex Nov 24 11:03:48 -03 2017

O entendimento de 'cache' ou buffers refere-se a dados muito acessados que
foram transferidos do disco para a memória RAM, o qual será mais rápida
quando esses dados forem reutilizados.
Assim, desligou o computador, a memória a RAM vai embora, não importa o
serviço. Se você trocar o HD convencional por SSD, você ganha muito
desempenho neste sentido.
Para banco de dados não é muito aconselhável desligar o computador, pois
não é apenas o buffers que vai embora, mas também toda a lógica que foi
sendo otimizada durante o uso. Por isso, para alto desempenho, os
servidores devem ser dedicados e raramente desligados, quanto maior o
uptime, geralmente melhor é o desempenho.
Com banco de dados, por exemplo, ao disparar várias vezes uma mesma querie
com apenas diferença nos parametros, alguns bancos de dados sem intervençao
do DBA tomam decisões como criar indices, preparar queries, fazer cache de
objetos especiais, etc...
Isso varia de banco de dados para banco de dados.
O FirebidSQL que eu saiba não é tão avançado quanto um Oracle, DB2 ou
MSSQL, mesmo assim ao desligar você perde os 'prepares' que a app fez, os
plans em memória e os buffers de disco e que começarão do zero quando o
serviço for iniciado.

inte+