[firebase-br] Erro INET/inet_error: read errno = 10054

Rodrigo firebase em dominioinf.com.br
Sáb Nov 11 12:18:20 -03 2017

Bom dia a todos,

Tenho um log de erros em meu sistema e volta e meia em alguns clientes em
qualquer tabela do sistema
recebo o erro:
Erro: IBPedidos: Record was not located to update
aqui em outra tabela
Erro: IBNotaFiscal: Record was not located to update
em outra
Erro: IBPagtoContas: Record was not located to update

Pode ocorrer em qualquer tabela  e em parte do sistema, ou gerando pedidos,
ou gerando uma nota fiscal, recebendo contas etc...
Estou tentando rastrear as possibilidades da origem do erro
mas não estou conseguindo, então estou testando em alguns clientes em que o
erro aparece com mais frequencia algumas mudanças .

A principio parece que quando o erro acontece o firebird trava, e so volta a
funcionar quando reinicio o firebird no servidor.
No log aparece a seguinte mensagem:
PRINCIPAL-PC    Wed Nov 08 14:47:49 2017
    INET/inet_error: read errno = 10054, client host = principal-pc, address
= 127.0.0.1/59056, user = principal

Li em alguns lugares que essa mensagem ser refere a problemas fisicos pode
ser erro no hub ou placa de rede, fiação etc...
Pode ser, porém realizando um ping da maquina cliente ao servidor, deixando
bastante tempo não falha, achei mais dificil
ser problema fisico embora a mensagem se refira a um erro fisico.

Li em alguns lugares que poderia ser problema de memória disponibilizada ao
firebird, então baixei uma otimização
realizada para o Firebird 64 bits para o Firebird 3.0 feita pela IBSurgeon
mas os erros continuam aparecendo aleatoriamente.
Posso fazer 20 pedidos e não dar nenhum erro e derepente do nada trava, dai
so reiniciando o firebird no servidor.

Achei que derepente podesse ser problema no componente de acesso de dados
IBO. Enviei uma mensagem para
o Jason e sua resposta foi:
"I'm not familiar with this problem.  You should ask in the Firebird support
group."
Jason

Se alguem tiver alguma dica para mim realizar testes, agradeço, pois a minha
capacidade intelectual para
este assunto chegou a um limite.

Grato

---