[firebase-br] RES: Consulta em campo chave não indexada FB 2.5 32 Bits

Washington Moratti de Oliveira ti em cbnmodas.com.br
Qua Maio 24 07:54:49 -03 2017

Amigão, se não estou errado, para que os índices funcionem, a clausula where
ou order by precisam ter as mesmas colunas usadas no índice.

Como o firebird decide usar um índice ou plan, tem um artigo do Gladiston
neste link, achei muito interessante.
http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/123/firebird-e-seus-planos-de-otimiza
cao.aspx

Att

washington

-----Mensagem original-----
De: lista [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Hélio Oliveira
Para: lista em firebase.com.br
Assunto: Re: [firebase-br] Consulta em campo chave não indexada FB 2.5 32
Bits

Em 23/05/2017 12:00, Gladiston Santana escreveu:
> Não conheço o query builder, mas se o que você está observando for um
plano
> de execução é provavel que a informação esteja lhe dizendo que não foi
> usado indice.
> Um indice pode existir e assim mesmo não ser usado quando o sistema
analisa
> o custo da operação e chega a conclusão que tal operação é mais cara
quando
> se usa o indice.
> Para consultar mensagens antigas:
http://www.firebase.com.br/pesquisa_lista.html

Olá Gladiston!

Certo, o índice pode existir e não ser usado a depender da
analise....porém, creio não seja menos custoso se executar uma consulta
sem os índices e com os índices. Na meu pouco conhecimento uma consulta
será sempre menos custosa quando feita usando os índices que quando não
usando os mesmos.
Posso até está fazendo algo errado, porém tenho certeza que uma consulta
será por menor que seja, ela será mais custosa se feita sem usar os
índices que quando usando os mesmos.