[firebase-br] Fechar todas as conexões ativas

Carlos Andrade krlosgilson em gmail.com
Sex Mar 24 13:55:21 -03 2017

Olá a todos! Bom, meu sistema em Delphi ainda utiliza conexões remotas
direta do computador cliente para o servidor. O sistema sempre fecha a
conexão ao fechar os formulários de cadastro. Acontece que alguns usuários
deixam os formulários abertos e com isso as conexões ficam ativas por mais
de 1 hora. Quando isso ocorre, o Firebird fica indisponível, sendo
necessário toda vez a reinicialização do serviço do mesmo. No meu servidor
VPS, possuo em torno de 40 Bancos de dados, um de cada cliente. Criei um
script e agendei no Cron do Linux para que seja executado a cada 10
minutos. O script realiza a seguinte rotina:

delete from MON$ATTACHMENTS where MON$TIMESTAMP < (CURRENT_TIME-600);

Acontece que devo executar este script para cada banco de dados. Queria
saber se existe alguma forma de que esse script possa fechar todas as
conexões de todas as bases conectadas no momento, tipo ao invés de conectar
a cada, ele iria conectar ao serviço do Firebird, sendo assim o script
também evitaria de se conectar em bancos que nem estão sendo utilizados.