[firebase-br] Dúvida sobre backup remoto a partir da versão 2.5.2

Qui Mar 16 09:16:34 -03 2017

O backup não precisa que as pessoas parem de trabalhar só porque o mesmo
está em execução, desde que se use o utilitário gbak.
Copiar o arquivo de dados pelo explorer não é backup.
Usando o gbak o que pode acontecer é de o backup após finalizado não ter os
dados das transações que ainda estavam pendentes durante este processo.
Se estiver preocupado porque são muitos dados e deseja diminuir o risco se
houver um sinistro no meio do expediente, conheça o nbackup, ele é capaz de
fazer um backup completo e depois prosseguir com backups incrementais --
backups que só incluem o que for diferente do ultimo backup completo -- ,
esses incrementais são bem mais rápidos e podem ser realizados em
intervalos menores.
 Alguns usam o nbackup da seguinte forma, iniciam um backup completo ainda
na madrugada e com uma ferramenta de agendamento rodam o nbackup de hora em
hora e reiniciam o ciclo com backup completo na madrugada. Se ocorrer um
sinistro, apenas a ultima hora de trabalho está em cheque.

https://www.firebirdsql.org/pdfmanual/html/nbackup.html