[firebase-br] Select sobre um campo BLOB gravado com caracteres RTF

Alexandre alexandrecrt em gmail.com
Qui Jun 22 22:17:15 -03 2017

Olá, tenho um campo BLOB type = text em uma tabela e o mesmo grava o
texto formatado com os caracteres RTF, para, posteriormente ser exibido
num componente RichText.

Porém, em alguns casos, eu preciso trazer esse campo, numa consulta, sem
os caracteres RTF, ou seja, texto plano.

Procurei algum tipo de função do Firebird que me retorne um texto plano
mas não encontrei nada. Tentei usar expressões regulares mas o Firebird
2.5 não lida bem com isso, e o "similar to" não funcionou corretamente.

Por exemplo:
SELECT  RETORNA_PLAINTEXT(CAMPORTF) FROM TABELA
Onde RETORNA_PLAINTEXT seria uma função de banco que retiraria os
caracteres RTF e deixaria apenas os caracteres ASCII normais.

Grato pela atenção.