[firebase-br] Backup Firebird

Alexandre Benson Smith iblist em thorsoftware.com.br
Ter Jul 25 16:49:48 -03 2017

Gladiston,

Não sei se entendi direito seu questionamento...

Mas o back-up "full" do gbak não serve como ponto de partida para um
back-up incremental do nbackup.

Eu tenho a seguinte rotina:
Back-up nivel 0 todo dia 1 do mes
Back-up nivel 1 toda segunda-feira
Back-up nivel 2 todo dia
Back-up nivel 3 a cada hora

Em um diretório eu tenho todos os back-ups que são rotacionados de
acordo com minha vontade, ex.:
Nivel 0 eu guardo por 12 meses
Nivel 1 por 3 meses
Nivel 2 por 1 mes
Nivel 3 por 15 dias.

E um outro diretório que contém o último conjunto (última versão de cada
nível).

Desta forma consigo voltar a uma hora desejada nos último 15 dias, a
qualquer início de dia do último mes, a qualquer segunda dos últimos 3
meses ou a qualquer dia primeiro de cada mes do último ano.

Fora isso, o gbak continua sendo executado diariamente (pois a base não
é tão grande e dá pra executa-lo facilmente durante a noite com folga) e
o guardo pelos últimos 7 dias.

Não pretendo misturar um com o outro... se eu precisar restaurar para
uma hora específica (ou dia ou inicio de semana ou mês, etc.) eu vou
restaurar o conjunto gerado pelo nbackup, o back-up do gbak é uma
segunda proteção, como o conjunto do nbackup é incremental, dá pra
manter um bom histórico (como mencionado acima) sem ocupar muito espaço,
já a versão do gbak, acaba por ser muito grande e só armazeno 7 dias
para a emergência da emergência).

[]s

--
Alexandre Benson Smith