[firebase-br] Erro no Parser - Bug ou não ?

Qui Jul 6 12:58:10 -03 2017

new e old são campos virtuais válidos para uma tabela disparada por
trigger, o new não é um campo é um campo read-only então poderia ser
atualizado da maneira que descreveu.
Esses predicativos existem apenas nesse instante para a tabela envolvida,
então para o parser e o compilador, o PSQL é válido.
Ser valido e fazer sentido são coisas distintas em programação, fazer
sentido não é o departamento do parser ou compilador.
Se eu fizer um update simples como você fez talvez soe estranho, mas posso
conjecturar que num PSQL mais longo onde eu queira alterar o new de alguns
valores antes de proceder a atualização completa no final do PSQL então
poderá fazer algum sentido.

Quando houver uma IA eficiente para distinguir o que faz sentido do que não
faz, os programadores estarão a caminho da extinção. ;)